segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cultivo do Feijoeiro Comum - Uso de agrotóxicos

Uso de agrotóxicos

Normas para uso correto e seguro de produtos fitossanitários

Existem vários produtos fitossanitários que estão sendo comercializados para o uso na cultura do feijoeiro. Muitos destes produtos têm venda livre nas formulações classificadas nas classes toxicológicas III e IV (pouco tóxicos e praticamente não-tóxicos) e obrigatoriedade de venda controlada aquelas das classes I e II (altamente tóxicos e medianamente tóxicas) deixar formulações com características altamente poluentes que não tivessem sido classificadas nas classes I e II (Portaria nº 007 de 13/01/1981, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA). De acordo com esta Portaria, os produtos de venda controlada e venda restrita somente poderão ser comercializados mediante receita agronômica.
Estes produtos fitossanitários registrados para o uso na cultura do feijoeiro são importantes na proteção das plantas quanto ao ataque de pragas, doenças e plantas daninhas, mas podem ser perigosos se forem usados de forma incorreta. No Brasil, estima-se que entre 150 mil a 200 mil trabalhadores se contaminam com agrotóxicos todos os anos.
Com a utilização segura dos produtos químicos, por meio da participação e orientação dos produtores rurais, técnicos da extensão rural, pesquisadores e consultores podem evitar contaminações dos operadores, produtores e outros residentes rurais, podendo viver em um ambiente natural saudável, com água limpa nos córregos, lagos, rios e aqüíferos, e em ecossistemas naturais estáveis e diversos.